quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Primeiros testes

Após o inicio criação do software já foi possível realizar alguns testes, como esse que realizamos no vídeo abaixo para testar a comunicação entre o arduino, a placa bluetooth e o app inventor. Para isso vamos acionar um led da placa do arduino através de um comando do aplicativo.




Mãos a obra

Terminado o processo de montagem agora vamos para a criação do software no arduino (logo iremos fazer uma postagem relembrando alguns pontos importantes do arduino.
Para o projeto desse semestre vamos utilizar uma ferramenta nova, chamada app inventor, nela iremos criar o aplicativo para o controle do nosso projeto, na próxima postagem vamos explicar o seu funcionamento e assim que o software estiver pronto vamos divulgar a sua estrutura, tanto no arduino quanto a do app inventor.

Abaixo algumas fotos durante o processo de criação do software





Montagem

 
 O processo de montagem seguiu como o planejado e agora nosso projeto começa a ter forma, abaixo segue algumas fotos do protótipo já montado
 


 

 



terça-feira, 28 de outubro de 2014

Começou..!!!

Agora foi!! Iniciaremos nosso projeto pela montagem do protótipo que irá ser utilizado na apresentação. Ele será constituído de três reservatórios onde será armazenada a "matéria-prima", exemplificada por líquidos com cores diferentes. Cada reservatório terá uma bomba que irá levar a quantidade determinada de cada liquido para o reservatório central, onde haverá indicadores de nível e temperatura. Toda a parte funcional será controlada pelo sistema Arduíno, que por sua vez será ativado por Smartphone (Android), via Bluetooth.
Componentes para a montagem do protótipo:

  • 3 garrafas pet de 2L;
  • 1 jarra de 3L;
  • 1 placa de acrílico 400x600x1,5 mm;
  • 4 abraçadeiras de Inox;
  • 5m de mangueira pneumática  8mm;
  • 2 tubos de cola quente;
  • 6 Latas de 350mL;
  • Tinta preta.
Após o processo de montagem divulgaremos as fotos.



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Novo Projeto

Em alguns dos muitos processos usados na indústria são utilizados tanques para armazenamento e processamento de matéria prima, esses tanques podem ser controlados a partir de uma central de controle.
Os tanques utilizados possuem em sua maioria alguns equipamentos para efetuar o controle do mesmo e garantir a qualidade do produto nele armazenado, sendo:
·         Transmissores de temperatura, para garantir que a temperatura do produto está de acordo com o esperado
·         Transmissores de pressão e chaves de nível, para monitorar o nível do tanque, impedindo que ele transborde ou que falte produto dentro dele
·          Válvulas on-off e válvulas controladoras, para realizar todo o processo de entrada e saída de produto no tanque
·          Traço elétrico, para produtos que precisam estar em alta temperatura para o seu processamento
·          Bomba, para mandar o produto para o tanque ou para alguma outra etapa do processo
·          Agitador, para produtos que precisam ser misturados.
·         Fins de curso, para monitorar a abertura ou fechamento da escotilha do tanque (caso haja uma).

Porém nos sistemas atuais é preciso que o operador esteja na central de controle para o monitoramento das informações que os instrumentos citados fornecem e para o controle do processo, então surgiu a ideia de propor uma forma para que fosse possível visualizar e controlar essa etapa através de uma rede móvel.
Para isso vamos propor um tanque em que haja os mesmos instrumentos porem que possa ser controlador a partir de um aplicativo para android, como será um protótipo vamos utilizar a conexão através do bluetooth, para poder analisar o comportamento do projeto em pequena escala, e assim poder identificar a sua utilização em grande escala.

Abaixo segue algumas fotos de um exemplo de tanque usado no processo de fabricação de sorvete.



















ESTAMOS DE VOLTA

Após algum tempo afastados estamos de volta com novas ideias e um novo projeto, infelizmente o João Felipe não pode continuar com a gente nessa nova jornada, porem agora fazem parte da equipe o Jonatas Foratto e o Luis Marcelo, que os dois sejam muito bem vindos e que possam nos ajudar a superar novos desafios durante esse semestre.